PROCON PA

:: Estou em:

Maior Menor

Procon/PA intensifica fiscalização nos supermercados

 

 Os supermercados são alvos de operações regulares pela Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/PA) e nesse mês de fevereiro, a equipe de fiscalização do órgão voltou a monitorar os setores varejistas da região metropolitana de Belém. Na ação, foram observados pelos fiscais se os produtos estavam em boas condições para o consumo e se o local estava respeitando o Código de Defesa do Consumidor –CDC.

 Na operação foram visitados nove estabelecimentos comerciais, três supermercados receberam autos de infração, pela falta de precificação nas gôndolas, produtos vencidos e falta de identificação dos leitores ópticos nos corredores, os demais receberam orientações pelos agentes do Procon.

Conforme o CDC, em seu artigo 31, determina que a apresentação de produtos devem assegurar informações corretas sobre suas características, qualidade, quantidade, composição, preço, garantia, prazos de validade e origem, bem como sobre os riscos que apresentam à saúde e segurança dos consumidores, informou o diretor do Procon, Nadilson Neves.


 Segundo a Coordenadora de Fiscalização, Àgatha Barra, a fiscalização em supermercados tem como objetivo prevenir, informar e autuar qualquer irregularidade que venha ferir o direito do consumidor. ‘’Esperamos que todos os supermercados se adequem as orientações e constatações, pois retornaremos com as fiscalizações’’, enalteceu a coordenadora.

O órgão continuará fiscalizando e atendendo denuncias e o consumidor que sentir que o seu direito não está sendo respeitado, deve procurar o Procon, na Tv. Lomas Valentinas, 1150 - Pedreira . O horário de atendimento é das 8h às 14h. O consumidor também pode entrar em contato pelos telefones: (91)3073-2824 ou 151.

 

Por: Elenita Araújo, com supervisão da jornalista Claudiane Santiago.