PROCON PA

:: Estou em:

Maior Menor

Procon promove ações esta semana pelo Dia Mundial do Consumidor

 Com o “Garantia de Direitos e Acessibilidade nas Relações de Consumo”, o Procon Pará iniciou nesta segunda-feira (14) uma série de atividades alusivas ao Dia Mundial do Consumidor, celebrado nesta terça-feira (15). Entre as ações, há desde a oferta de negociação de dívidas, palestras e serviços na sede da Diretoria, em Belém.

O diretor do Procon Pará, Eliandro Kogempa, explica o objetivo da campanha, que segue até a próxima sexta-feira (18). “Estamos ofertando diversos serviços de negociação de serviços, em diversas frentes, para que todos os consumidores possam sanar sua dívida”, disse. 

O consumidor, Thiago Assunção, procurou atendimento do Procon depois de sofrer um golpe. “Usaram meu nome em diversas operadoras de telefonia celular. Já fiz Boletim de Ocorrência (B.O) e como não consigo contato com as operadoras, vim até o Procon. Até agora já tive um prejuízo de mais de mil reais”, detalhou.

Procurando reaver o dinheiro aplicado em um sofá-cama, comprado em uma loja de departamentos, a pedagoga, Marlene Nascimento, disse que decidiu buscar a ajuda do Procon, depois de três entregas com o produto danificado na residência na ilha de Mosqueiro. “Nas duas primeiras vezes, o produto veio rasgado. Na terceira, entregaram na casa da vizinha, e quando vimos não era o produto comprado. Por isso procurei o Procon para mediar esse contato, uma vez que a loja não responde ao meu chamado”, contou. 

O Dia Internacional do Consumidor serve para alertar os consumidores a reconhecerem e exigirem o cumprimento dos direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor. O CDC foi sancionado em 11 de setembro de 1990 e é considerado um dos mais avançados e abrangentes de todo o mundo em relação a situações consumeristas. 

PROGRAMAÇÃO

De 14 a 18 de março, na sede do Procon, haverá mutirão de negociação de dívidas para todos os consumidores inadimplentes com as companhias de energia elétrica, de água e esgoto, bancos e empresas de telefonia.

Em Belém, a sede do órgão fica na travessa Lomas Valentinas, entre as avenidas Marquês de Herval e Visconde de Inhaúma, na Pedreira.

Nos dias 22 e 23 de março, serão realizados ciclos de palestras, mesas redondas e o balcão de atendimentos, em Capanema, no nordeste do Pará. Na cidade, o evento ocorrerá na Arena Carlos Gomes, em Capanema, na travessa Barão de Capanema. 

Já no dia 25 de março, moradores de Icoaraci, distrito de Belém, receberão palestras e outros atendimentos promovidos pela Sejudh. O local de atendimento será na sede da Associação de Moradores da Passagem do Rosário (AMPR – Campina/Icoaraci), de 9h às 13h.

Os eventos de Capanema e de Icoaraci são promovidos pela Gerência de Educação e Projetos do Procon, em parceria com as Gerências de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa.