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Servidores do Procon receberam capacitação sobre educação financeira

 

Na manhã de hoje (20), a Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/PA), em parceria com o Banco Central, realizou uma oficina de capacitação para seus servidores, com o objetivo de fortalecer a atuação do órgão na proteção dos direitos do consumidor financeiro. O evento contou com a palestra de Priscila Furtado, coordenadora do departamento econômico do Banco Central, e Max Menezes, coordenador do departamento de atendimento ao público.

 

De acordo com Priscila, a cidadania financeira é baseada em dois fatores: a educação financeira, que incentiva o cidadão a fazer um consumo planejado e com responsabilidade; e a inclusão financeira, que concede ao consumidor serviços adequados e de qualidade. A educação e a inclusão financeira resultam na proteção do consumidor e contribuem para a estabilidade da economia. “O objetivo da cidadania financeira é mostrar ao consumidor os seus direitos e deveres, para construir uma relação de igualdade entre o cidadão e o sistema financeiro”, informa Priscila.

 

“O Banco Central promove a eficiência do sistema financeiro nacional e a inclusão da população”, explica Max. Segundo o coordenador, é necessário fornecer educação financeira aos cidadãos que fazem uso dos serviços, para que eles possam fazer uma avaliação correta dos benefícios, responsabilidades e riscos em cada operação financeira que existe. Assim, o consumidor também tem a liberdade de escolher a melhor opção de serviço, de acordo com as suas necessidades e com a sua capacidade de pagamento.

 

O programa de cidadania financeira do Banco Central oferece cursos, oficinas e palestras sobre gestão de finanças pessoais, para ajudar o cidadão a tomar melhores decisões na contratação dos produtos e serviços oferecidos por bancos, consórcios, corretoras, seguradoras e financeiras.