PROCON PA

:: Estou em:

Maior Menor

Reunião no MP Estadual discute qualidade da água ofertada no Pará

 

A Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor do Pará (Procon-PA), vinculada à Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), participou de reunião nesta terça-feira (12), na sede do MP Estadual, em Belém, para tratar sobre o processo de envasamento de água mineral vendida no Estado do Pará. Participaram do encontro a Promotoria de Justiça de Defesa do consumidor da capital e empresários do setor.

 

A promotora Joana Coutinho explicou que o objetivo da reunião com as empresas de água mineral “é sanar as inconsistências, para evitar que as empresas que adicionam sais a água, pratiquem a irregularidade de utilizar sem autorização das empresas os mesmos garrafões e distribuam neles a água que não é mineral, levando o consumidor a erro quando ele pensa que está comprando água mineral”.

 

Recentemente, o diretor do Procon-PA, Moysés Bendahan, que encabeça o grupo de fiscalização da qualidade da água ofertada aos consumidores do Estado, apresentou um levantamento contendo análises técnicas e informações relativas ao serviço de envasamento de água, focando em alguns dos principais problemas que afligem os consumidores paraenses, como contaminação, dificuldade em identificar o tipo de água, deficiência na qualidade nas instalações das empresas, entre outras. “Diante desse diagnóstico, é evidente que precisamos discutir e agir em relação à água vendida aos consumidores paraenses”, afirmou Moysés.

 

O representante da Abinam, Carlos Pedroza de Andrade, disse que “há normas técnicas na NBR para as embalagens de água mineral, para tampas e etc, esse é produto próprio para água mineral, não para água adicionada de sais, a embalagem da água adicionada de sais traz imagens próprias de água mineral que são proibidas pela legislação, induz o consumidor a erro”.

 

“A Abinam destacou a importância da fiscalização que vem sendo feita e se colocou à disposição para ações conjuntas, inclusive para melhorar regulamentação do setor”, destacou Moysés Bendahan.