PROCON PA

:: Estou em:

Maior Menor

Procon realiza Operação de Fiscalização do dia dos Pais

A Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/Pa) finaliza nesta sexta feira, (11), a “Operação de Fiscalização Dia dos Pais” iniciada na última quarta-feira em Belém. O órgão através da coordenadoria de fiscalização percorreu a capital paraense para fiscalizar os principais shoppings da cidade. A operação dia dos pais faz parte da programação anual do Procon, com a finalidade de amparar e respaldar o consumidor.

 

Direcionada para o comércio da capital e shoppings, a operação tem a finalidade de verificar a disponibilidade do Código de Defesa do Consumidor (CDC) nos estabelecimentos em locais visíveis em locais de fácil acesso para o consumidor e para assegurar direitos previstos, emissão do cupom fiscal, verificar se há abuso na precificação dos produtos em vitrines e averiguar as promoções para saber se há abuso nos preços, o que é muito comum nesse período. Os locais atendidos pela Operação de fiscalização foram os shoppings Boulevard, Pátio Belém, Grão Pará, Castanheira e Parque shopping.

 

As datas comemorativas levam muitos consumidores em busca de produtos nos shoppings da cidade, para assegurar que o CDC seja respeitado a equipe de fiscalização do Procon orienta e fiscaliza os fornecedores.

 

Segundo Rafael Braga, coordenador de fiscalização, a operação é de suma importância para que não aja cobrança abusiva nos preços dos produtos “Devido a alta procura alguns estabelecimentos aproveitam para criar situações que desrespeitem o Código de Defesa do Consumidor, sabendo disso o Procon intensifica a fiscalização no comércio e shoppings da cidade, nos estabelecimentos que foram denunciados por consumidores e estabelecimentos que já foram autuados anteriormente, para assegurar que todos os diretos do consumidor sejam respeitados”.