PROCON PA

:: Estou em:

Maior Menor

Semana do Idoso 2017 conta com orientações do Procon /Pa

A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado do Pará (Sejudh), através da Gerência de Proteção ao Idoso (GPI) e da Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado do Pará (Procon/Pa), participa da “Semana do idoso 2017” que ocorre de 27 de Setembro a 1º de Outubro e está sendo organizada pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa do Pará (CDPI/Pa). O evento tem o objetivo de divulgar os direitos da pessoa idosa, conscientizando a sociedade para o envelhecimento digno, e valorizando idoso.

 

A “Semana do idoso 2017”, conta com várias entidades governamentais que estarão prestando serviços à comunidade como: emissão da segunda via da certidão de nascimento, R.G, emissão da carteira cultural, orientações jurídicas, nutricionais, entre outros.

 

Valquíria Alves, presidente do CDPI/Pa, uma das organizadoras do evento, pontua a importância de um evento como esse para o público em geral “A proposta é mostrar para a sociedade as potencialidades da pessoa idosa, através de apresentações artísticas de grupo de idosos. A principal proposta do evento é trazer à tona a questão do envelhecimento e realizar essa discussão junto a sociedade”.

 

A Gerência de Proteção ao Idoso está participando da agenda levando informações e orientações aos idosos. “Estamos aqui levando informações e orientações e distribuindo folders informativos. Falando sobre os tipos de violência que são cometidas contra a pessoa idosa e estamos realizando esclarecimentos quanto aos números e os lugares que os idosos devem procurar, caso ocorra algum tipo de violência” afirma, Rocilene Martins, gerente de Proteção ao Idoso.

 

O Procon participa do evento orientando as pessoas idosas que buscam informações sobre problemas relacionados ao Código de Defesa do Consumidor (CDC). “Neste primeiro momento não é necessário nenhum tipo de documento, não estamos trabalhando com a documentação nesse primeiro momento, nosso papel aqui é de fornecer orientações ao público e dependendo da necessidade do atendimento nós podemos encaminhar para o Procon no dia específico para que eles levem as documentações necessárias de acordo com a analise do caso para dar procedimento no órgão”, esclarece Edinaldo Pimentel, pedagogo da Gerência de educação e Projetos do Procon/Pa.

 

 “Nós resolvemos vir ao shopping junto à sociedade civil organizada e junto aos órgãos públicos da União, dos estados e dos municípios, prestar serviços nesse evento com dois médicos, uma técnica de enfermagem e dois profissionais da área administrativa fornecendo orientação jurídica, orientação médica e orientações sobre economia doméstica”.  Informa Antônio Fernando Amoras, representante da Grande Loja Maçônica do Estado do Pará (GLEPA), sobre o stand que está presente no evento prestando serviços ao público.

 

O evento ocorre no 3º andar do shopping Pátio Belém, na Trav. Padre Eutíquio, o horário de funcionamento é de 10h às 20h, com apresentações musicais, Teatro, dança, desfile de moda e descontos especiais nas lojas parceiras do evento.