PROCON PA

:: Estou em:

Maior Menor

Procon tira dúvidas sobre nova cobertura dos planos de saúde

 

Esta semana entraram em vigor novas regras que ampliam o atendimento aos clientes dos planos de saúde. Era uma notícia esperada há muito tempo. Setenta novas coberturas médicas passaram a fazer parte da lista obrigatória que inclui novos exames, consultas, tratamentos, inclusive odontológicos. Essa lista foi criada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).


É preciso deixar bem claro: as mudanças vão atender quem tem plano contratado a partir de 2 de janeiro de 1999.


Entre as novidades no serviço, estão 26 novos procedimentos para cirurgias por vídeo no tórax; 17 novos exames laboratoriais; ampliação dos números de consultas de nutricionistas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e psicólogos; aumento nos exames preventivos, como teste do olhinho para recém-nascidos e teste rápido de HIV em gestantes; e 16 novos procedimentos no tratamento odontológico, como a colocação de coroa e bloco.


“Para poder cobrar um atendimento correto dos planos de saúde, é preciso saber quais os direitos e deveres. O consumidor pode consultar o site da ANS e do Procon. Nos locais onde não há postos do Procon, a pessoa pode procurar juizados e promotorias”, disse a diretora do Procon.


A coordenadora tirou as dúvidas de telespectadores que enviaram perguntas através do portal Pe360graus.


Para informações, o telefone do Procon-Pará é o 151. No site da ANS, você pode conferir a lista completa dos 70 novos procedimentos médicos e odontológicos.