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Carnes, Aves e Pescados - Pontos de Venda


Comercializar carnes, aves e pescados exige cuidados. Ao comprar esses produtos, fique atento às condições de higiene do estabelecimento, à forma de armazenagem, às informações contidas nas embalagens e, em especial, à procedência dos mesmos. Esses itens estão diretamente relacionados à qualidade dos alimentos.

 
PONTOS DE VENDA

Os açougues e casas de aves devem manter rigorosa higiene, sendo obrigatório o revestimento das paredes com azulejos brancos e piso de material cerâmico. É proibida a existência de luz com coloração vermelha na vitrine de carnes ou paredes pintadas na cor rosa.
 
O funcionário que manipula diretamente os alimentos deve ter carteira de saúde atualizada pelo órgão competente, usar luvas ou pegadores, uniformes e manter os cabelos presos ou cobertos por gorro.
 
A pesagem deve ser feita à vista do consumidor. A balança deve estar em local plano, corretamente nivelada. Qualquer contrapeso de carne só poderá ser adicionado com o seu consentimento. É proibida a venda de carne com sebo e pelancas.
 
Os alimentos pré-embalados e congelados devem ser mantidos em balcão ou câmara frigorífica. Poças d'água debaixo dos mesmos indicam que a temperatura adequada não está sendo mantida.

 
O PRODUTO
 
Verifique, na hora da compra, as características principais de cada tipo de carne:

  • Carne Bovina – sua cor deve ser vermelho vivo, com cheiro próprio. Carnes com odor forte e desagradável não devem ser consumidas. A escolha do corte adequado à preparação é fundamental para um bom aproveitamento do produto;
 
  • Aves – a carne deve apresentar-se firme, com coloração amarelo-pálida, brilho e odor suave. Manchas ou mau cheiro indicam processo de deterioração do alimento;
 
  • Peixes – a carne deve estar firme, elástica e resistente à pressão dos dedos. Sua coloração deve ser branca ou rosa, com reflexos madrepérola; os olhos, salientes e brilhantes; as guelras, vermelhas e com cheiro fresco característico; as escamas bem aderidas à pele e o ventre sem inchaço;
 
  • Carne de Porco – a coloração da carne deve ser rosada. A gordura tem que estar firme e com cor branca. Cuidado: ao notar bolinhas brancas, que denunciam a presença da parasita solitária, não compre. Denuncie o fato à Vigilância Sanitária.

ARMAZENAMENTO DOMÉSTICO
 
Carnes e aves resfriadas devem ser guardadas em geladeira somente depois de limpas. Saiba que as gorduras aceleram o processo de deterioração.
 
Congelamento de aves e carnes deve ser feito em embalagem própria ou em plástico não tóxico, em porções necessárias ao consumo. Retire o ar retido dentro das embalagens. Uma vez descongelados, esses produtos não devem passar por novo congelamento.
 
Vísceras ou miúdos que não forem consumidos de imediato devem ser fervidos e mantidos em geladeira.

 
IMPORTANTE
 
Exija o carimbo do SIF (Serviço de Inspeção Federal), que em São Paulo pode ser substituído pelo SISP (Serviço de Inspeção de São Paulo). Ele é a garantia de que a carne foi inspecionada e está livre de doenças.
 
Não adquira carnes vendidas por ambulantes. Sua procedência é desconhecida e as condições de higiene necessárias não são observadas.
 
O rótulo nos produtos pré-embalados deve informar o registro do órgão de fiscalização competente (Ministério da Agricultura). Esse registro é a garantia de que o produto passou por análises do órgão fiscalizador antes de estar disponível no mercado.
 
A rotulagem deve informar o prazo de validade, o peso líquido (peso do produto sem a embalagem), a composição (ingredientes e aditivos), além do nome, endereço e CGC do fabricante.
 
Exija a emissão de nota fiscal, Cupom do Ponto de Venda ou tíquete do caixa, necessários para formalizar uma reclamação em caso de problema.
 
No estabelecimento comercial solicite a solução imediata de eventuais problemas verificados. Registre junto à gerência ou serviço de atendimento ao cliente, sua reclamação (ex. embalagens rasgadas, poças de àgua nos balcões frigoríficos, etc.). Peça esclarecimentos sobre o ocorrido.
 
É importante a atuação preventiva e de caráter coletivo adotada pelos consumidores frente a problemas de consumo.  
Ao constatar qualquer irregularidade quanto à produção, manuseio, armazenamento ou comercialização desses produtos, denuncie!
 
 
Fonte: Procon/SP