PROCON PA

:: Estou em:

Maior Menor

Compras de alimentos em conversa exige cuidados

Conserva é o termo utilizado para vários tipos de processos, industriais ou caseiros, empregados nos alimentos com o objetivo de prolongar sua vida útil (compotas, geléias, frutas cristalizadas, sardinhas, picles, palmitos, ervilhas etc.). De acordo com os técnicos do Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça do Governo do Estado de São Paulo, é preciso precaução na compra desses produtos, uma vez que, se eles apresentarem algum problema, poderão causar danos à saúde.

Trata-se de um processamento importante na alimentação por tornar possível o consumo de alimentos fora da época de produção (entressafa), produzidos em outras regiões ou prontos para serem servidos.

ENLATADOS - Ao comprar enlatados, leia com atenção os dados contidos na embalagem, como composição, data de validade, nome do fabricante, endereço e CGC e peso(bruto, líquido e drenado).

Fique atento à aparência da lata, que deve estar íntegra, sem partes amassadas, estufadas ou enferrujadas, o que indica que pode haver comprometimento do produto. Recuse as embalagens que apresentarem estes defeitos, pois a ferrugem significa que seu transporte ou armazenamento foram feitos em condições impróprias; o estufamento indica a produção de gás decorrente da alteração do produto por contaminação microbiológica ou química ; amassadas, podem Ter sofrido algum choque mecânico, afetando sua hermeticidade permitido assim, a entrada de ar e, consequentemente, podendo causar contaminação por microorganismos. O choque mecânico pode originar, ainda, uma reação do produto com a lata, tornando-o impróprio ao consumo.

VIDROS - Em se tratando de vidros é necessário observar os mesmos dados constantes no rótulo das latas, além disso, o consumidor deve prestar atenção e evitar a compra daqueles que apresentarem espuma ou líquido turvo ou opaco.

As condições da tampa destas embalagens são responsáveis também pela qualidade do alimento: se ela estiver enferrujada ou amassada poderá facilitar a entrada de ar, levando a alteração do mesmo. Dê preferencia aos produtos que possuem lacre, verificando sempre se ele está inviolado.

ESTABELECIMENTOS - É importante levar em conta as condições de higiene dos utensílios, dos manipuladores de alimentos e das instalações, principalmente durante a compra de conservas a granel (azeitonas, tremoço, cereja em calda etc.). As informações sobre qualidade, origem (procedência) e validade, devem estar disponíveis ao consumidor por meio de plaquetas ou cartazes.

A presença de insetos no local pode evidenciar que a janelas ou ralos não estão protegidos.
O empilhamento excessivo de latas e de embalagens do tipo "tetra pak" (caixinhas) compromete tanto a integridade da embalagem, quanto a própria qualidade do alimento, portanto, fique atento quando for adquirir este tipo de produto.

RESIDÊNCIA - A estocagem de enlatados e vidros fechados em casa deve ser feita em local seco e ventilado, longe da luz solar direta. Ao abrir a lata, deve-se transferir o conteúdo para um recipiente com tampa e manter na geladeira. As sobras em vidros devem ser imediatamente refrigeradas, na própria embalagem e consumidas o mais rápido possível.

Fonte: Procon/SP