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Procon informa consumidores sobre a campanha “de olho na validade”

A Diretoria de Defesa o Direito do Consumidor (Procon/Pa) alerta consumidores para os direitos em supermercados no Pará. A campanha “De olho na validade” tem o objetivo de incentivar os consumidores a verificar a data de validade dos produtos colocados à venda.

 

“De olho na validade” foi idealizada pelo Procon de São Paulo em 2011 e o Pará foi o segundo estado a aderir a ação. No mesmo ano a diretoria em parceria com a Associação Paraense de Supermercados (Aspas) assinou o primeiro termo de conduta durante a 14º SuperNorte (Feira do setor supermercadista de Belém) e em Outubro de 2015 houve o reajuste do termo.

 

Antes da formalização, o número de troca de produtos om prozado de validade vencido era ilimitado. Agora, o direito de troca se aplica a, no máximo, cinco produtos do mesmo gênero.

 

Caso o consumidor encontre algum produto com validade irregular ele deve acionar o gerente do Supermercado, informa-lo e efetivar a troca por produtos dentro do prazo de validade. A associação Paraense de Supermercados possui 36 empresas associadas, que aderiram à iniciativa.

 

“Todos saem ganhando com esse termo de conduta: o consumidor, que tem o seu direito reforçado, e o fornecedor, que com o auxilio da fiscalização feita pelo consumidor pode evitar multas decorrentes de produtos flagrados nas prateleiras com prazo de validade vencidos”  afirma Moysés Bandahan, diretor do Procon.