PROCON PA

:: Estou em:

Maior Menor

Ação do Procon fiscaliza estabelecimentos no interior do Estado

The page style have been saved as Padrão.
Você não tem permissão para ler os comentários.

 

 

Terminou na manhã de segunda-feira (28) a operação da Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/PA) que verificou irregularidades em estabelecimentos comerciais no interior do Estado, em Primavera, São Caetano de Odivelas e Quatipuru.

 

 

 

De acordo com o relatório da ação, 12 estabelecimentos foram visitados - lojas de confecções e de varejo, supermercados e postos de gasolina. Foi realizada uma fiscalização de rotina, na qual a equipe analisa a procedência e a validade dos produtos, o leitor óptico - que serve para a consulta de preço -, a informação das mercadorias expostas e o uso correto do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e do programa Nota Fiscal Cidadã (NFC).

 

 

 

Dos 12 estabelecimentos, um supermercado e um mercadinho receberam autos de infração. As irregularidades encontradas no primeiro foram produtos vencidos e ausência do CDC. No segundo, não era feito o uso da Nota Fiscal Cidadã. Os fornecedores que apresentaram falhas e receberam autos de infração têm o prazo de dez dias para se defender. O desrespeito ao prazo gera um processo administrativo que pode se transformar em multa.

 

 

 

Segundo o coordenador da equipe de fiscalização, Leandro Pina, o cidadão precisa conferir o prazo de validade das mercadorias e as informações dos produtos na hora de fazer compras, para ter certeza de que não está sendo enganado pelo fornecedor. No posto de gasolina, também é necessário ter cuidado e observar se o preço cobrado corresponde à placa de valores. “Ao encontrar irregularidades nos produtos, o consumidor pode ligar para o 151 e fazer a sua denúncia”, informa.