PROCON PA

:: Estou em:

Maior Menor

PROCON realiza fiscalização em Acará durante esta semana

The page style have not been saved, because your browser do not accept cookies.

PROCON realiza fiscalização em Acará durante esta semana

O município de Acará está recebendo durante esta semana o PROCON (Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor) que estuda, planeja, controla e avalia assuntos relativos a Política Estadual de Proteção do Consumidor. A fiscalização no município começou na segunda-feira, 23, e segue até sexta-feira, 27.
Nos dois primeiros dias de fiscalização, 10 estabelecimentos foram fiscalizados, e 8 autuado. De acordo com o chefe de fiscalização do PROCON, Leandro Pina, cerca de 30 estabelecimentos serão fiscalizados durante o período no município.
O órgão está realizando a fiscalização em supermercados, açougues, lojas de magazines, confecções, e de departamentos (eletrodomésticos), e verificando a precificação dos produtos expostos a venda, a validade dos produtos, a presença do Código de Defesa do Consumidor (CDC) no estabelecimento comercial e o programa Nota Fiscal Cidadã, que promove a distribuição de prêmios em dinheiro ao consumidor que exigir a emissão do documento fiscal do produto, valorizando iniciativas de apoio ao exercício da cidadania. Nos casos de estabelecimentos alimentícios, como açougues, o PROCON está trabalhando em parceria com a Vigilância Sanitária (VISA) local.

O chefe de fiscalização ressalta que estão sendo atendidos também, os consumidores que realizam denúncias de irregularidades nos produtos. “Somente no primeiro dia, tivemos duas denúncias, uma sobre energia elétrica, e outra sobre o consumidor que teve seu tablet roubado em uma loja de assistência”.

Caso o consumidor encontre alguma irregularidade no produto, ele deve se dirigir ao PROCON, a Vigilância Sanitária, em casos de produtos alimentícios, a Promotoria de Defesa do Consumidor do município, Fórum ou ligando para o número 151. “O consumidor tem o direito de adquirir produtos de qualidade, caso isso não ocorra, ele faz a denúncia e vamos verificar a irregularidade”, alertou Leandro Pina.

O PROCON estará no município de Marapanim e distrito de Marudá a partir da próxima semana, prosseguindo com seu trabalho de fiscalização nos estabelecimentos e atendendo a denúncias dos consumidores.

Texto: Suzane Lins